NOTÍCIAS / Ficou mais simples emitir Certificado Digital para Pessoa Jurídica

Ficou mais simples emitir Certificado Digital para Pessoa Jurídica

Trata-se de um avanço na prestação de serviços aos empreendedores brasileiros, então ficou mais simples emitir Certificado Digital para PJ

A Receita Federal publicou no Diário Oficial da União (DOU) de 7 de julho, a Instrução Normativa Nº 1.963. Que altera a Instrução Normativa RFB nº 1.863, de 27 de dezembro de 2018. Alterando as regras do CNPJ, para simplificar o processo de emissão de Certificados Digitais (CDs)para Pessoas Jurídicas (PJs).

Em suma, agora é possível que as Autoridades Certificadoras possam verificar se o solicitante de um e-CNPJ faz parte do quadro societário da empresa. Isso que permite a realização de checagem e emissão remotas do e-CNPJ.

O que muda para o consumidor?

A partir de agora, para a obtenção de certificados digitais ICP-Brasil de PJ, basta ao empreendedor apresentar o “Comprovante de Inscrição e de Situação Cadastral”, modelo II, constante no Anexo III da referida Instrução Normativa. Ela traz as informações do CNPJ, inclusive o quadro societário e a qualificação dos sócios. Isso será suficiente para a análise de poder de representação do empreendedor, o que torna os processos de emissão dos Certificados mais rápidos e seguros.

A novidade é gratuita para os empreendedores e visa a facilitar o acesso aos Certificados Digitais de Pessoas Jurídicas com padrão ICP-Brasil. Proporcionando assim, simplificação, inovação e, principalmente, mais segurança. Pois é verificável em fonte oficial do estado brasileiro, o que contribuirá para a agilidade na abertura de empresas.

De acordo com o Fisco, a nova norma representa um avanço na prestação de serviços aos empreendedores brasileiros, uma vez que há redução de custos e ganha-se celeridade por dispensar o deslocamento a estabelecimentos físicos para autenticação, pois não será mais necessário o deslocamento até uma Autoridade Certificadora para obter um e-CNPJ.

Como acessar?

A nova funcionalidade pode ser acessada pelo Portal Nacional da Redesim, criado com o objetivo de diminuir o tempo de abertura de empresas no Brasil. Terão acesso para emissão as pessoas que compõem o quadro de sócios e de administradores da pessoa jurídica, o representante perante o CNPJ e o contador.

O modelo antigo de Comprovante de Inscrição e Situação Cadastral do CNPJ, sem o código de autenticidade, continua existindo e pode ser acessado como de praxe pela página da Receita Federal.

Por fim, a Doccloud é uma das principais Autoridades Certificadoras do Brasil e oferece todo o suporte para ajudar tanto as pessoas físicas quanto jurídicas com o uso e obtenção da Certificação Digital padrão ICP-Brasil.

Gostou? Compartilhe nas redes sociais:

Link Copiado Copiar link

Leia também

Apresentação de condutor de veículo de empresa pode ser feita pela internet

Para facilitar esse processo, a apresentação de infrator para veículos de pessoa jurídica também pode ser por meio da Central de Serviços do DetranRS.

SAIBA MAIS
Certificados Digitais a favor da advocacia

Cerca de 70% dos novos processos que ingressam no setor Judiciário são digitais. O Certificado Digital pode ser um auxiliador para que estas atividades sejam validadas remotamente. A dica é do Jornal Contábil.

SAIBA MAIS
Convenções partidárias podem ser realizadas virtualmente

“Em votação unânime, instância máxima da Justiça Eleitoral abriu caminho para que partidos usem ferramentas tecnológicas nos eventos que irão definir candidatos”, segundo portal Diário do Nordeste.

SAIBA MAIS
Startup lança recurso para a assinatura de contratos pelo WhatsApp

A fim de facilitar negócios entre empresas durante a pandemia, bem como sua relação com clientes, foi lançado o Fluxia, um recurso que possibilita a assinatura de contratos corporativos pelo WhatsApp.

SAIBA MAIS