NOTÍCIAS / Sua empresa precisa de certificação digital?

Sua empresa precisa de certificação digital?

Todas as empresas que estão inscritas nos Regimes Tributários¹ de lucro presumido ou lucro real têm a obrigação de emitir notas fiscais eletrônicas e devem contar com um certificado digital. Isto se deve ao fato de que a maior parte das declarações, anuais e mensais, exigidas pela Receita Federal só podem ser feitas por meio de certificação digital.

 

Além disso, micro e pequenas empresas que possuem funcionários no regime CLT já precisam enviar, por meio do e-SOCIAL, declarações com dados sobre os empregados para cumprir exigência da Previdência Social e da Caixa Econômica Federal. 

 

Essas obrigatoriedades são legisladas pela Infraestrutura de Chaves Públicas (ICP-Brasil) que regula o sistema nacional de Certificação Digital prevista na Medida Provisória (MP) 2.200-2, de 24 de setembro de 2001.

 

A assinatura digital, não é obrigatória para todos os tipos de empresa, como por exemplo, empresas enquadradas no Simples Nacional ou MEI. Porém, o futuro se encaminha para a digitalização. Apenas a certificação digital oferece uma unificação de registro eletrônico com validade jurídica, segurança criptografada, integração de áreas nos setores públicos, com economia de tempo e dinheiro. 

 

 

Quais são os benefícios de um certificado digital para a minha empresa?

 

O certificado digital é uma assinatura eletrônica, que por meio de criptografia, confirma a identidade da sua empresa. Por si só, essa segurança seria uma das grandes vantagens da digitalização, mas não para por aí. 

 

Segundo a fundadora do projeto Empoderamento Contábil, Ludmila Hastenreiter², a estimativa é que com o uso do certificado digital, uma empresa de pequeno porte tenha uma economia de cerca de R$ 5.000,00 por mês entre custos de cartório, deslocamento entre as repartições públicas, cópia e impressão de documento³.


 

Como a Doccloud pode te ajudar?

 

Para a emissão de novos certificados e-CNPJ, o representante legal da empresa precisa ter o cadastro biométrico no PSbio para consulta do CPF e se existe a possibilidade de emissão por videoconferência ou se precisa ir até um posto de atendimento para efetuar os procedimentos necessários. 

 

Porém, se sua empresa já possui certificação digital, e está dentro da validade, um dos mais novos produtos Doccloud pode facilitar a eficiência dos seus negócios, o Portal de Assinatura

 

Nele você consegue assinar seus documentos de forma digital ou eletrônica, contando com toda validade jurídica. Além disso, o Portal de Assinatura Doccloud pode ser compartilhado com todas as partes que precisam assinar seu documento. 

 

Imagina sua vida empresarial sem a necessidade de enviar documentos por motoboy com uma via para uma simples assinatura? É a sua assinatura no lugar certo, de maneira rápida e eficiente com apenas um clique. Não perca essa oportunidade, entre em contato conosco: (019) 3477-1144.

 

 

Onde posso utilizar meu certificado e-CNPJ? 

 

Além do Portal de Assinatura, são inúmeras as utilidades de um certificado digital para sua empresa e que pode diminuir o tempo gasto com as operações relacionados à Receita: 

 

- CAGED: Cadastro Geral de Empregados e Desempregados

- DIRF: Declaração do Imposto de Renda Retido na Fonte

- DOI: Declaração de Operações Imobiliárias

- PERDCOMP: Pedido Eletrônico de Restituição, Ressarcimento e Declaração de Compensação.

- DACON: Demonstrativo de Apuração de Contribuições Sociais

- DBF: Declaração de Benefícios Fiscais 

- DCID: Declaração de Dedução de Parcela de Contribuição de Intervenção no Domínio Econômico

- DCP: Demonstrativo do Crédito Presumido do IPI

- DEREX: Declaração dos Recursos em Moeda Estrangeira Decorrentes do Recebimento em Exportações

- DCTF: Declaração de Débitos e Créditos Tributários Federais

- DCRED: Declaração de Operações com Cartão de Crédito

- DIF: Declaração Especial de Informações Fiscais

- DIMOB: Declaração de Informações sobre Movimentação Financeira

- DIMOF: Declaração de Informações sobre Movimentação Financeira

- DIPI- TIP: Declaração/ Prestação de Informações Econômico-Fiscais

- DNF: Demonstrativo de Notas Fiscais

- DPREV: Declaração sobre a Opção de Tributação de Planos Previdenciários

- DSPJ: Declaração Simplificada de Pessoa Jurídica

- DTTA: Declaração de Transferência de Ações

- E-CAC: Central de Serviços da Receita Federal

- IRPF: Imposto de Renda Pessoa Física

- HOMOLOGNET: é um sistema criado pelo Ministério Do Trabalho e Emprego para fornecer assistência e homologação on-line das rescisões contratuais trabalhistas.

- RAIS: Relação Anual de Informações Sociais

- SICONFI: Secretaria do Tesouro Nacional

- SIL: Sistema Integrado de Licenciamento

 

Gostou de saber mais sobre e-CNPJ e ficou com alguma dúvida ou precisa de mais informações? Então compartilhe conosco deixando seu comentário. ;)

 

Tags: Portal de Assinatura; e-CNPJ; desburocratização; empresas

____________________________________________________________

 

1. Regime Tributário é um agrupamento de leis responsável por determinar como serão realizados os pagamentos dos tributos relacionados às empresas, o IRPJ e a CSLL. 

 

2. Link do projeto de Ludmila Hastenreiter: http://www.empoderamentocontabil.com.br/ 

 

3. Link da matéria: https://economia.uol.com.br/reportagens-especiais/transformacao-digital-contabilidade-ajuda-empresas-crise/index.htm#page10

Gostou? Compartilhe nas redes sociais:

Link Copiado Copiar link

Leia também

Por que você precisa adquirir um certificado de segurança para o seu site

Você já tentou acessar um site e uma página com a notificação “Sua conexão não é particular” apareceu? Isso quis dizer que o site não tinha certificado de segurança ou ele estava com algum erro.

SAIBA MAIS
Apresentação de condutor de veículo de empresa pode ser feita pela internet

Para facilitar esse processo, a apresentação de infrator para veículos de pessoa jurídica também pode ser por meio da Central de Serviços do DetranRS.

SAIBA MAIS
Seria o fim da autenticação de documentos no cartório?

A pandemia do Covid-19 deu um empurrão em muitos setores que estavam atolados em burocracia e papéis. Modelos de negócios que antes eram presenciais, hoje buscam alternativas digitais para não morrerem economicamente.

SAIBA MAIS
Ficou mais simples emitir Certificado Digital para Pessoa Jurídica

Nova norma altera regras do CNPJ e permite que Autoridades Certificadoras verifiquem o quadro societário de uma empresa e possam emitir remotamente um novo e-CNPJ.

SAIBA MAIS