NOTÍCIAS / Sua empresa precisa de certificação digital?

Sua empresa precisa de certificação digital?

Todas as empresas que estão inscritas nos Regimes Tributários¹ de lucro presumido ou lucro real têm a obrigação de emitir notas fiscais eletrônicas e devem contar com um certificado digital. Isto se deve ao fato de que a maior parte das declarações, anuais e mensais, exigidas pela Receita Federal só podem ser feitas por meio de certificação digital.

 

Além disso, micro e pequenas empresas que possuem funcionários no regime CLT já precisam enviar, por meio do e-SOCIAL, declarações com dados sobre os empregados para cumprir exigência da Previdência Social e da Caixa Econômica Federal. 

 

Essas obrigatoriedades são legisladas pela Infraestrutura de Chaves Públicas (ICP-Brasil) que regula o sistema nacional de Certificação Digital prevista na Medida Provisória (MP) 2.200-2, de 24 de setembro de 2001.

 

A assinatura digital, não é obrigatória para todos os tipos de empresa, como por exemplo, empresas enquadradas no Simples Nacional ou MEI. Porém, o futuro se encaminha para a digitalização. Apenas a certificação digital oferece uma unificação de registro eletrônico com validade jurídica, segurança criptografada, integração de áreas nos setores públicos, com economia de tempo e dinheiro. 

 

 

Quais são os benefícios de um certificado digital para a minha empresa?

 

O certificado digital é uma assinatura eletrônica, que por meio de criptografia, confirma a identidade da sua empresa. Por si só, essa segurança seria uma das grandes vantagens da digitalização, mas não para por aí. 

 

Segundo a fundadora do projeto Empoderamento Contábil, Ludmila Hastenreiter², a estimativa é que com o uso do certificado digital, uma empresa de pequeno porte tenha uma economia de cerca de R$ 5.000,00 por mês entre custos de cartório, deslocamento entre as repartições públicas, cópia e impressão de documento³.


 

Como a Doccloud pode te ajudar?

 

Para a emissão de novos certificados e-CNPJ, o representante legal da empresa precisa ter o cadastro biométrico no PSbio para consulta do CPF e se existe a possibilidade de emissão por videoconferência ou se precisa ir até um posto de atendimento para efetuar os procedimentos necessários. 

 

Porém, se sua empresa já possui certificação digital, e está dentro da validade, um dos mais novos produtos Doccloud pode facilitar a eficiência dos seus negócios, o Portal de Assinatura

 

Nele você consegue assinar seus documentos de forma digital ou eletrônica, contando com toda validade jurídica. Além disso, o Portal de Assinatura Doccloud pode ser compartilhado com todas as partes que precisam assinar seu documento. 

 

Imagina sua vida empresarial sem a necessidade de enviar documentos por motoboy com uma via para uma simples assinatura? É a sua assinatura no lugar certo, de maneira rápida e eficiente com apenas um clique. Não perca essa oportunidade, entre em contato conosco: (019) 3477-1144.

 

 

Onde posso utilizar meu certificado e-CNPJ? 

 

Além do Portal de Assinatura, são inúmeras as utilidades de um certificado digital para sua empresa e que pode diminuir o tempo gasto com as operações relacionados à Receita: 

 

- CAGED: Cadastro Geral de Empregados e Desempregados

- DIRF: Declaração do Imposto de Renda Retido na Fonte

- DOI: Declaração de Operações Imobiliárias

- PERDCOMP: Pedido Eletrônico de Restituição, Ressarcimento e Declaração de Compensação.

- DACON: Demonstrativo de Apuração de Contribuições Sociais

- DBF: Declaração de Benefícios Fiscais 

- DCID: Declaração de Dedução de Parcela de Contribuição de Intervenção no Domínio Econômico

- DCP: Demonstrativo do Crédito Presumido do IPI

- DEREX: Declaração dos Recursos em Moeda Estrangeira Decorrentes do Recebimento em Exportações

- DCTF: Declaração de Débitos e Créditos Tributários Federais

- DCRED: Declaração de Operações com Cartão de Crédito

- DIF: Declaração Especial de Informações Fiscais

- DIMOB: Declaração de Informações sobre Movimentação Financeira

- DIMOF: Declaração de Informações sobre Movimentação Financeira

- DIPI- TIP: Declaração/ Prestação de Informações Econômico-Fiscais

- DNF: Demonstrativo de Notas Fiscais

- DPREV: Declaração sobre a Opção de Tributação de Planos Previdenciários

- DSPJ: Declaração Simplificada de Pessoa Jurídica

- DTTA: Declaração de Transferência de Ações

- E-CAC: Central de Serviços da Receita Federal

- IRPF: Imposto de Renda Pessoa Física

- HOMOLOGNET: é um sistema criado pelo Ministério Do Trabalho e Emprego para fornecer assistência e homologação on-line das rescisões contratuais trabalhistas.

- RAIS: Relação Anual de Informações Sociais

- SICONFI: Secretaria do Tesouro Nacional

- SIL: Sistema Integrado de Licenciamento

 

Gostou de saber mais sobre e-CNPJ e ficou com alguma dúvida ou precisa de mais informações? Então compartilhe conosco deixando seu comentário. ;)

 

Tags: Portal de Assinatura; e-CNPJ; desburocratização; empresas

____________________________________________________________

 

1. Regime Tributário é um agrupamento de leis responsável por determinar como serão realizados os pagamentos dos tributos relacionados às empresas, o IRPJ e a CSLL. 

 

2. Link do projeto de Ludmila Hastenreiter: http://www.empoderamentocontabil.com.br/ 

 

3. Link da matéria: https://economia.uol.com.br/reportagens-especiais/transformacao-digital-contabilidade-ajuda-empresas-crise/index.htm#page10

Gostou? Compartilhe nas redes sociais:

Link Copiado Copiar link

Leia também

Apresentação de condutor de veículo de empresa pode ser feita pela internet

Para facilitar esse processo, a apresentação de infrator para veículos de pessoa jurídica também pode ser por meio da Central de Serviços do DetranRS.

SAIBA MAIS
Recursos Humanos: Conheça a Assinatura Digital e Eletrônica

A crise do Covid-19 provou que algumas empresas e setores estão conseguindo adaptar processos e manter-se firmes em meio a pandemia.

SAIBA MAIS
Ficou mais simples emitir Certificado Digital para Pessoa Jurídica

Nova norma altera regras do CNPJ e permite que Autoridades Certificadoras verifiquem o quadro societário de uma empresa e possam emitir remotamente um novo e-CNPJ.

SAIBA MAIS
Agronegócio recebe os impactos positivos da Certificação Digital

O Certificado Digital tem facilitado a vida de diversos setores da economia e o Agronegócio não ficou de fora de um dos principais braços da transformação digital. 

SAIBA MAIS